terça-feira, 11 de maio de 2010

Memorial Zumbi dos Palmares realiza cursos de capacitação

Foram iniciados, nessa segunda-feira (11), os cursos de informática, áudio e vídeo oferecidos pelo Memorial Zumbi dos Palmares, casa de cultura coordenada pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac), em parceria com o conselho administrativo formado por entidades do movimento negro, organizações governamentais e sociedade civil e que tem como objetivo principal o desenvolvimento de um trabalho voltado para divulgação e difusão da cultura negra na capital.

O memorial, atualmente, conta com 2 turmas de informática básica, cada uma com 18 alunos, uma turma de áudio com 10 alunos e outra de vídeo, também com 10 alunos, todos com carga horária de 60h. A abertura oficial dos cursos reuniu alunos e professores para uma conversa sobre as expectativas e apresentação de cronograma.

O coordenador do Memorial, Gilvano Quadros, explicou que esse primeiro encontro teve como objetivo criar um entrosamento entre as turmas e apresentar os professores aos alunos. Nesta terça-feira (12), começam as aulas propriamente ditas.

Ainda segundo Quadros, a demanda por vagas continua intensa, apesar dessas turmas já estarem fechadas. ”Muita gente liga ou vem aqui perguntando se tem vaga. Inclusive, ano passado, só oferecemos uma turma de informática básica, mas este ano já contamos com duas. Isso resulta muito da parceria com a Casa do Hip Hop que viabiliza os professores, pois os cursos são todos gratuitos.”

O material necessário para o desenvolvimento dos cursos é oferecido pela Fundac e, durante as aulas, os alunos recebem ainda noções de História da Cultura Negra. Com isso, o Memorial Zumbi dos Palmares vem promovendo a divulgação e difusão da cultura negra.

Para 2010, a casa já preparou um cronograma de atividades que inclui a realização de outros cursos gratuitos. Fora o retorno do Curso de Canto Coral que teve também grande procura. Para março, já está garantida a abertura de novas turmas para informática básica, além da realização da I Mostra de Arte de Cultura Negra.


Fonte: http://www.cabecadecuia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário