terça-feira, 13 de abril de 2010

Pensem nisso.. QUEM AMA A UMBANDA NÃO SUJA E NÃO POLUI.

A mudança que você quer fazer fora começa sempre dentro, ou seja, no seu interior.
A UMBANDA é uma religião natural, ela entende a natureza física como pontos de força, santuário natural, sítio sagrado ou mesmo casa dos ORIXÁS.
Na pratica litúrgica da UMBANDA a oferenda é um dos atos mais sagrados de conexão entre fiel e divindade.
Encontramos variadas formas de oferenda, tem oferenda para tudo, energização, descarrego, abertura de caminhos, agradecimento, prosperidade, etc...
O fato é que a oferenda esta presente no dia a dia do umbandista.
Já que é tão comum o ato ofertatório e principalmente porque é depositado na natureza, fica a pergunta:
O umbandista está preparado e tem uma consciência ambiental?
Oferendar também é uma forma de presentear, todos gostamos de receber presentes, porém a embalagem é descartada no lugar correto e ficamos apenas com o usual do presente, na oferenda não é diferente, a garrafa, copos plásticos e demais descartáveis não são oferendas, oferenda são as flores, frutos, comida, etc...

Se, a UMBANDA vê a natureza como sagrado, logo deve preservá-la.
Todo cidadão precisa de uma consciência ecológica para o exercício da cidadania, mas, para o Umbandista essa consciência é fundamental, ecologia é preceito religioso.
Além de cuidar do meio ambiente precisamos zelar pela boa imagem da religião, essa consciência precisa estar implícita em cada umbandista.
Pois, para as pessoas que não são adeptas da nossa religião, quando chegam em locais e encontram restos da nossa oferenda criam uma imagem distorcida do real significado dela.
De forma geral os umbandistas se utilizam de espaços públicos sem infraestrutura para limpeza, portanto todos nós podemos adotar atitudes simples que resultam em grande impacto.
Quando chegar no ponto de força da natureza e definir onde será sua oferenda, acenda suas velas com o cuidado de não encostá-la em troncos de arvores para queimá-la, limpando o local dos gravetos e folhas secas para evitar fogo, priorize forrar o chão com as folhagens do ambiente para colocar os elementos e comidas sobre as folhas, dispense os pratos.
Não há resultados em oferendas feitas as pressas, lembre-se, que é um ato sagrado e com carinho e dedicação deve ser ministrado, faça suas preces, evocação, cante os Pontos, faça seus pedidos com muita tranqüilidade, reflita, agradeça, Orixá esta presente, é o tempo suficiente de suas velas terminaram de queimar, então, peça licença e recolha a borra das velas, copos descartáveis ou vidro, garrafas, etc... certifique-se que ficará apenas material não poluente, não deixe nenhuma marca do tipo “ por aqui passou um umbandista e deixou toda essa sujeira “

Acender uma vela sem a preocupação devida poderá gerar uma queimada de grandes proporções, destruindo os animais silvestres e as plantas em toda a sua diversidade.
Sem natureza, sem religião de Umbanda, é de nossa responsabilidade, dever, interesse e obrigação lutarmos para zelar e preservar a mãe natureza, pois nossos pontos de força estão na natureza.
Cada um de nós é uma célula de todo o contexto, é importante assumirmos uma postura coerente e responsável nessa missão, ainda é tempo, temos de nos engajarmos nessa luta, mobilizando o povo da umbanda, fazer pensar, esclarecer, ensinar, preparar, conscientizar.
Cada umbandista tem a obrigação de ser um guardião, estar comprometido e compromissado com a preservação.
A tampa de plástico da PET que você deixou jogada na praia ou mesmo por aí pode rolar na enxurrada, ir para um rio e terminar no estomago de um animal marinho (golfinho ou tartaruga) pois eles não tem discernimento para se alimentar e acabam morrendo com o lixo que você gerou irresponsavelmente.
Festa de Iemanjá -1
Milhares de Umbandistas descem para a praia em Dezembro para homenagear a Mamãe Iemanjá - Grande maioria fazem firmezas na descida da serra todo ano aparecem vários focos de incêndio. Responsabilidade?? Os Umbandistas, povinho atrasado, imagem negativa para nossa religião.

Festa Iemanjá - 2
Segunda-feira de manhã, a praia esta impraticável, suja, muito lixo, (garrafas de champanhe, barquinhos de isopor, vidros de perfume, recipientes de talco, galhos de rosas com espinhos, velas inacabadas, vasos de plásticos, sacos plásticos, pratos e todo tipo de lixo) Responsabilidade????? Os Umbandistas, povinho atrasado, não tem consciência ambiental, por onde passam sujam tudo, vieram trabalhar na praia, um absurdo!!!! Imagem negativa para nossa religião.
Será que nossa mãe Iemanjá fica feliz com toda essa sujeira?? Com todo esse lixo que deixamos na sua casa??
Como proceder???
Como exigimos limpeza e respeito na nossa casa, vamos respeitar a casa que nos acolhe.
Após os trabalhos - Recolher toda a sujeira, inclusive a borra das velas em sacos plásticos após a homenagem, devemos deixar o local absolutamente limpo como encontramos.
Só aceitando como oferenda - flores sem vasos plásticos com terra, champanhe apenas o liquido, perfume apenas o liquido, talco sem o invólucro, pétalas de rosas. Todos os filhos da casa e assistentes sendo previamente orientados.

Sua colaboração:
Importante despertar nas pessoas o interesse pela sustentabilidade, para mudar o mundo e contribuir, é preciso primeiro mudar a atitude das pessoas.
É preciso que todo o mundo comece a fazer algo pelo futuro do nosso planeta, pelo nosso futuro e dos nossos filhos e netos.
Não será fácil, ninguém se livra da febre quebrando o termômetro, é preciso lidar com os obstáculos primeiro.
Não precisamos de palavras para mudar a “cara” da UMBANDA, precisamos sim, de atitude, coragem e sabedoria. Pensem nisso..



Caboclo Inco

Nenhum comentário:

Postar um comentário